Total de visualizações:

domingo, 29 de abril de 2012

Dias das Mães: História em Quadrinhos

Uma forma de se trabalhar família, texto, vocabulário, autores como Ziraldo e Maurício de Souza e o Dia das Mães, assim como a personalidade de cada uma, seu papel dentro da família e da sociedade, os cuidados de uma gestação, a chegada de um irmãozinho, é com as Histórias em Quadrinhos! Super divertido, dinâmico e atrativo! 
Pode ser feito na rodinha de leitura, com pintura das histórias, com balões vazios e construção dos textos, criação de personagens, confecção de dedoches e outras formas de se contar uma história, apresentação da história as mamães ou a onde sua imaginação e criatividade levar!
Agora podemos, inclusive, trabalhar em outras línguas, como inglês e espanhol!
MÃOS À OBRA!
********************************
http://cre6-rjrj.blogspot.com.br/2012/04/ideias-historia-em-quadrinho-dia-das.html

















 

BOM TRABALHO!



sábado, 28 de abril de 2012

Dia das Mães: Oficinas manuais e lembrancinhas

Aqui vão algumas ideias de oficinas manuais ou lembrancinhas para as mamães!
Podem usar o material que quiserem! É só adaptar para aquele que vocês tenham maior habilidade!
Eu adaptei alguns para o papel, para aumentar a facilidade, principalmente, para os pequenos poderem construir eles mesmo o presentinho da mamãe.
Não coloquei passo-a-passo, por achar fácil, mas se alguém tiver necessidade ou dificuldade, é só pedir e perguntar que dou as devidas orientações!
Imaginei também uma oficina onde as mamães e seus filhos pudessem construir juntos, usando a criatividade e parceria de quem se ama!
*******************************************
1. Caixinha porta-treco (ou pode colocar um bombom ou alguma bijouteria dentro e entregar pra mamãe)
2 e 3. Cartão com marcador de livro.

4 e 5. Porta caixinha de fósforo (pode ser feita de papel, EVA, feltro...): fiz de papel para facilitar com as crianças. Elas podem colorir, cortar, colar e com ajuda das mamães ou professores, confeccionar esta lembrancinha! A do lado é em feltro costurado. Pode se colocar ímã atrás, pra ficar na geladeira ou uma tirinha atrás pra pendurar na parede.
6. Livro de receitas ou álbum de fotografias: pode ser feita de EVA, fica muito mais bonito, porém as crianças não podem mexer com a pistola de cola quente!! Com cartolina colorida, cola e tesoura sem ponta, fica muito mais divertido e prático pra criançada!
7. Porta-lápis: feita de cartolina, super prático e fácil.
8. Porta-retrato, feito de cartolina. De EVA ficaria uma graça!
9. Porta-treco reciclável: feito de pote de sorvete, retalhos e puxadores!
10. Porta-toalha reciclável: feito de garrafa pet! Show!

BOM TRABALHO A TODOS E FELIZ DIA DAS MÃES!


terça-feira, 3 de abril de 2012

Páscoa 2012: atividade prática!

Jogo de tabuleiro já é super legal para agregar grupos... imagina em tamanho suficiente para a criança ser um peão!
Pode ser elaborado com cartolina, papel pardo, mas também é possível confeccionar em uma gráfica (um banner) e mantê-lo em bom estado por mais tempo!
O dado pode ser confeccionado a partir de uma caixa de papelão, cartolina, folha colorida... ou comprado pronto. Mas seria legal aqueles dados maiores, no tamanho de uma bola de vôlei, por exemplo.

Você pode escolher qualquer tema que queira abordar. Este daqui é um modelo para a Páscoa, onde a criança além de brincar, trabalhar em equipe, aparecem as tarefas extras que estimulam a atividade física e símbolos da Páscoa, como o coelho.
Podem ser dividas equipes, escolher um representante de cada que irá girar o dado, caminhar no tabuleiro, enquanto todos praticam as atividades propostas quando o mesmo cair na referida "casa-tarefa".
A ideia está lançada, agora a imaginação e criatividade é sua!!!
BOA PÁSCOA!