Total de visualizações:

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Meio Ambiente: Recreação Sustentável



          Um projeto que estou organizando agora é sobre Meio Ambiente, em uma casa de festas em Maricá, a fim de auxiliar na aprendizagem sobre o tema para crianças de 4 a 12 anos, de escolas particulares e públicas.

Como acredito ser essencial esta troca, venho aqui falar um pouco de cada ideia que tive em trabalhar com os pequenos! Não pretendo reter para mim ideias tão encantadoras que podem ser elaborados pelos professores, auxiliares de creche e recreadores em vários âmbitos. Afinal, é o meio ambiente que agradece por cada passo que dermos em prol de seu benefício.

Iremos propor uma tarde de atividades, com duração de 3 horas, com TEATRO DE FANTOCHE, RECREAÇÃO SUSTENTÁVEL e OFICINA DE RECICLAGEM, além de sorteio e distribuição de brindes e lanche.

Vamos falar um pouco agora sobre o que é a RECREAÇÃO SUSTENTÁVEL que imaginei.

Primeiro, vamos a definição de sustentabilidade, que a pesar de estar em voga, nem todos compreendem bem o seu significado e sua abrangência.

Sustentabilidade é por definição "a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Ultimamente este conceito, tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, (...) Também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. (...) O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas, Econômicas e Ambientais."

A ideia que tenho por RECREAÇÃO SUSTENTÁVEL não é apenas promover conhecimento sobre o assunto "meio ambiente" nem tão pouco se limitar a brindes sustentáveis ou recicláveis, como plantinhas, sementes, produtos reciclados, etc.

Quantas brincadeiras podemos desenvolver com utilização de material reciclável? Não somente brinquedos, enfeites e brindes que podemos confeccionar com garrafas pet, caixa de papelão, etc. Mas as brincadeiras em si, podem ter material deste tipo e o conteúdo sobre diversas vertentes da consciência ecológica, como economia de luz, reciclagem, tempo de decomposição de material, utilização e economia da água do planeta, além de mostrar aos pequenos como podemos nos divertir com estes materiais!

Muitas vezes me perguntei o que fazer com "brinquedos" ou peças elaboradas a partir de caixas de papelão, potinhos de yogurte, caixas de leite em que são produzidos em oficinas de reciclagem. Acredito que para ser realmente sustentável aquele produto novo, reutilizando material que iria ser jogado fora, deva permanecer por mais tempo conosco e não se tornar apenas um símbolo de reciclagem e ir diretamente para o lixo.

Brincadeiras como BOLICHE, elaborados com garrafa pet ou jogos como XADREZ ou DAMA, elaborados com caixa de papelão, tampinha de garrafa podem fazer parte do acervo de jogos e brincadeiras da escola, sendo utilizado diversas vezes por vários alunos, várias turmas e por vários anos.




BRINCADEIRAS E JOGOS:

1. Acerte o lápis (ou caneta) na garrafa: amarre com um barbante um lápis ou uma caneta e na outra ponta, amarre na cintura da criança. O lápis ou caneta irá ficar pendurado (como um "rabinho"). A criança tentará acertar este lápis/caneta dentro da garrafa pet. Esta brincadeira pode ser feita dentro de uma gincana, onde se marca tempo, ou cada representante de equipe faça ao mesmo tempo e veja quem consegue encaixar primeiro o lápis/caneta na garrafa.
2. Boliche com garrafa pet: coloque um peso (água ou areia) dentro da garrafa pet. Construa a bola de boliche com garrafa pet. Você pode colocar valores em cada garrafa, ou alguns desafios como: não pode acertar a garrafa vermelha ou acerte a "garrafa mágica" que lhe dará um brinde especial (embaixo da garrafa cole um papel ou figura para diferenciar esta garrafa).
3. Oficinas teatrais: esquetes teatrais contendo temas como reciclagem, descarte ideal do lixo e conscientização ambiental.
4. Jogo de damas, joga da velha ou xadrez: crie um tabuleiro a partir de caixas de papelão e as peças com a tampinha de garrafas. As regras podem ser as mesmas que o jogo convencional ou serem criadas juntamente com as crianças.
5. Peteca: elaborada com jornal ou pode ser feita com TNT e jornal dentro.
6. Quiz educacional: um jogo de perguntas e respostas sobre meio ambiente, economia de luz e água. Este tipo de atividade é legal até fazer com responsáveis presentes, formando equipes.
7. Acerte as argolas: é só colocar as garrafas pet como alvo para acertar argolas. Ideal para festas juninas.
8. Desfile de moda: confeccionando roupas e acessórios com sacos plásticos e organizando um desfile para que todos possam apreciar a criatividade de sua turma, estilo e criatividade!
9. Brincadeiras de faz de conta: com castelos, casinhas e bonecos elaborados a partir de rolinhos de papel higiênico! Uma ideia criativa que a criançada adora!






BRINDES:



      

BIBLIOGRAFIA:

WIKIPEDIA, A enciclopédia livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade

Portal da Sustentabilidade. http://www.sustentabilidade.org.br/


sexta-feira, 18 de maio de 2012

Recreação pedagógica

Às vésperas do curso que irei ministrar, em Maricá, sobre Recreação Pedagógica, levanto questões como sua definição e em que ambiente se faz necessário.
Será mesmo que a pedagogia está presente apenas no âmbito escolar?
O termo Pedagogia, do grego antigo 'paidagogós', era inicialmente composto por paidos (“criança”) e gogía (“conduzir” ou “acompanhar”).
Atualmente, a Pedagogia é considerada como sendo o conjunto de saberes que compete à educação enquanto fenômeno tipicamente social e especificamente humano. Trata-se de uma ciência aplicada de caráter psicossocial, cujo objeto de estudo é a educação. A pedagogia recebe influências de diversas ciências, como a psicologia, a sociologia, a antropologia, a filosofia, a história e a medicina, entre outras. Convém destacar que há autores que consideram a pedagogia não uma ciência, e sim um saber ou uma arte.

Não estou falando sobre didática, que seria um conjunto de técnicas que facilitariam a aprendizagem, é algo mais amplo e que mexe com a relação humana. Ou seja, onde houver um ambiente propício para esta relação social, mesmo que seja em uma festa infantil ou um evento, é interessante para o agente lúdico compreender este fenômeno.
A exigência do contratante, aquele que investe tempo e dinheiro para organizar um evento, está cada vez maior e participativo. Este elemento quer compreender a forma como será conduzida esta relação e que tipo de atividades serão propostas para aquele público, mesmo que ele não tenha conhecimento técnico sobre o assunto, irá apenas esperar palavras que o confortem e causem segurança para sua contratação.
Escuto muito de clientes e amigos situações embaraçosas e desnecessárias quanto ao dito "recreador". Neste caso, o agente lúdico não está apenas desqualificando a si mesmo, mas toda uma classe e empresas do ramo.
Não apenas a postura, que deveria ser de um educador/agente lúdico, mas a forma (didática) como as atividades são conduzidas, os cuidados na escolha das músicas e brincadeiras, assim como o material e equipamentos utilizados. A escolha do uniforme/roupa também é importante, assim como a apresentação pessoal (maquiagem, higiene, tato, fala, postura, etc).
Por isto a utilização do termo Recreação Pedagógica apresenta uma diferenciação no mercado. É como se fosse um selo de qualidade, onde há a garantia de educadores/agentes lúdicos a frente destas ações.
Para que isto seja realmente válido é imprescindível compreender, aprender e conhecer técnicas, definições e ações lúdicas e educacionais para este ambiente.
A valorização do recreador só se dará a partir do momento em que todos fizerem jus ao preço cobrado: pontualidade, postura profissional, competência, capacitação, linguagem oral e escrita, equipamento seguro, brindes de qualidade e brincadeiras condizentes a faixa etária e ambiente que será realizado.
A Recreação Pedagógica não é apenas uma estratégia de marketing. Ela vem para engrandecer um grupo de recreadores/educadores preocupados com o bem estar de seu público, assim como proporcionar novas experiências e vivências sensoriais, psicomotoras, culturais e sociais em um ambiente descontraído e divertido, ou seja, lúdico! Onde o prazer e a aprendizagem estejam de mãos dadas, seja na escola, no clube, na academia, no hotel ou em festas e eventos.
Não vejo a hora de passar toda minha vivência e experiência para novos agentes lúdicos! Seja aqui, em meus cursos ou onde nos esbarramos na vida!
* Se você quiser entender um pouco mais sobre ludicidade, leia meu post sobre o assunto: http://www.percicastro.blogspot.com.br/2011/06/ludicidade.html
Próxima turma de Recreação Pedagógica: 02/06/12. MIB Festas Maricá. Inf.: 21 4139-0611 * contato@maisqesporte.com.br