O ano começou bem, com uma capacitação logo no dia 03, em Niterói e isso é muito estimulante para pessoas como eu! Ativa ainda mais a criatividade e me faz refletir ainda mais sobre algumas atividades.
Foi um grupo novo, de carinhas novas que estão ainda começando a trilhar o caminho das atividades lúdicas e do mundo infantil.
Mas este período onde brota variadas opções de lazer e colônia de férias para nossos pequenos, temos que abrir o olho e ter alguns cuidados especiais na escolha de onde levar e colocar nossos filhos.
Não apenas a segurança e o conforto, nesta hora, é que valem. Claro que são pontos decisivos, porém devemos nos preocupar principalmente com a equipe e as atividades que eles terão oportunidade de participar.
Gosto de pensar em oportunidades de vivências corporais e sociais, onde os pequenos terão chance de conhecer e desvendar um pouco mais o mundo em que vive, com atividades sustentáveis, de socialização e cooperação.
Mas é muito importante pensar nas experiências novas que iremos propor a eles, pois as férias tem sabor de descanso, mas também de novidade, desafio e principalmente, criatividade!
Opções é que não faltam: clubes, escolas, creches, parques, praças, condomínios, casas de festas, praias e shoppings. Todos já aderiram, nesta época do ano, a nomenclatura de "colônia de férias" ou atividades diferenciadas e especiais para as crianças de diversas idades.
São oficinas circenses, artísticas, teatrais, atividades desportivas, competitivas ou cooperativas. Enfim, uma gama de opções para a criançada que possui energia de sobra!
Vou tentar, neste blog, dar algumas dicas de como escolher a colônia de férias e o porquê escolher esta opção, apesar de muitas já terem começado, ainda dá tempo de inscrever seu filho em alguma.
Além disso, darei dicas de atividades que vocês podem fazer com eles em casa mesmo, para aumentar a oferta de experiências sensório-motor de seu filho! Vamos lá, então?
COLÔNIA DE FÉRIAS
Normalmente eu dou um curso sobre este assunto e é o que me sinto mais preparada para tal. Afinal foi tema da minha monografia da faculdade, após coordenar durante 4 anos a Colônia da UERJ.
Mas é claro que a cada ano aparecem novidades e desafios; atividades que fogem do meu conhecimento. Mas tentarei apresentar o que está a meu alcance.
Muitos locais, hoje em dia, sem nenhuma experiência no assunto, acreditam ser fácil montar uma colônia de férias, pois tem uma ideia simplista da estrutura e do objetivo final.
Infelizmente, o que acontece são "depósitos" de crianças, onde o principal motivo não é proporcionar novas experiências e sim apenas passar o tempo e ocupar as crianças, que estão cheias de energia e os pais não podem ficar em casa ou dão preferência em gastá-la em outro lugar.
Acredito que partindo desta ideia de novas experiências e da segurança, possamos definir uma listinha de pontos que devamos observar em cada colônia de férias:
* Profissionais registrados e capacitados (CREF);
* Local de fácil acesso;
* Local e estrutura que ofereçam segurança e conforto;
* Salva-vidas, em caso de piscina;
* Programação (depois verificar se foram mesmo realizadas);
* Local com alvará de funcionamento (normalmente fica em um quadro exposto).
Toda precaução é pouca, então exija:
* Telefone de contato de algum profissional ou coordenador;
* Contrato de prestação de serviços;
* Recibo de pagamento;
* Ficha de inscrição, onde você possa colocar informações importantes como: possíveis alergias (medicamentosas e alimentares), telefone de contato, pessoas autorizadas para buscar seu filho;
* Se a colônia tem seguro ou alguma assistência de atendimento em caso de emergência;
* Procure saber se passeios ou atividades extras, como apresentação de teatro, está incluído no valor pago;
* Uniforme e identificação (crachá) em caso de passeio;
* Dependendo da faixa etária, procure saber se tem equipe suficiente para o quantitativo de crianças da turma;
* Procure saber se seu filho está na turminha correta, junto com amiguinhos da mesma faixa etária.
Atividades que podem ter na programação:
* Atividades físicas: não apenas os habituais, mas experiências como mini golfe, badminton, mini boliche, lutas, dança, yoga, expressão corporal, polo aquático, escalada podem ser engrandecedoras;
* Esportes radicais;
* Acampamento (com pernoite);
* Passeios a museus, cinema, jardins botânicos, casas de festa, teatro, etc;
* Atividades e oficinas manuais;
* Atividades artísticas;
* Atividades musicais;
* Oficinas circenses;
* Recreação aquática;
* Animação com personagens;
* Atividades sustentáveis;
* Atividades de higiene;
* Etc.
Agora, ao final da colônia você mesma pode fazer uma avaliação se realmente valeu a pena.
Observe se seu filho volta todos os dias falante, com novidades, cansado, porém estimulado e ansioso para voltar no dia seguinte.
É muito bom vê-los interessados e motivados a conquistar novas experiências e conhecer novos amigos!
Esta fase é simplesmente maravilhosa! Então, boa sorte em sua escolha e bom divertimento para os pequenos!
Quem se interessar pela compra da apostila "Colônia de Férias: como organizar, planejar e atuar" (Módulos 1 e 2), favor entrar em contato com: perci@maisqesporte.com.br