E já estamos preocupados com a Páscoa, assim como enfeites, lembranças, apresentações e atividades para nossas crianças.
Lembrando que além dos símbolos comerciais, como o coelho e os ovos de chocolate, existe um porquê desta data ser comemorada. Não é somente para descansarmos por conta de um feriadão! É um evento religioso cristão e é importante para criança entender o porquê das comemorações, dos feriados, do nosso calendário adotado, por mais que não faça parte de seu cotidiano e crença familiar.
Na Páscoa, os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação. E a Páscoa pode cair em uma data, entre 22 de março e 25 de abril.
Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã.
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. De fato, para entender o significado da Páscoa cristã atual, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar os antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa. Ostera (ou Ostara) é a deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida.
Na Páscoa, é comum a prática de pintar ovos cozidos, decorando-os com desenhos e formas abstratas. Em grande parte dos países ainda é um costume comum, embora que em outros, os ovos tenham sido substítuidos por ovos de chocolate. No entanto, o costume não é citado na Bíblia.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.
Em breve, dicas de lembrancinhas, oficinas e atividades da Páscoa para os pequenos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário