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sexta-feira, 18 de maio de 2012

Recreação pedagógica

Às vésperas do curso que irei ministrar, em Maricá, sobre Recreação Pedagógica, levanto questões como sua definição e em que ambiente se faz necessário.
Será mesmo que a pedagogia está presente apenas no âmbito escolar?
O termo Pedagogia, do grego antigo 'paidagogós', era inicialmente composto por paidos (“criança”) e gogía (“conduzir” ou “acompanhar”).
Atualmente, a Pedagogia é considerada como sendo o conjunto de saberes que compete à educação enquanto fenômeno tipicamente social e especificamente humano. Trata-se de uma ciência aplicada de caráter psicossocial, cujo objeto de estudo é a educação. A pedagogia recebe influências de diversas ciências, como a psicologia, a sociologia, a antropologia, a filosofia, a história e a medicina, entre outras. Convém destacar que há autores que consideram a pedagogia não uma ciência, e sim um saber ou uma arte.

Não estou falando sobre didática, que seria um conjunto de técnicas que facilitariam a aprendizagem, é algo mais amplo e que mexe com a relação humana. Ou seja, onde houver um ambiente propício para esta relação social, mesmo que seja em uma festa infantil ou um evento, é interessante para o agente lúdico compreender este fenômeno.
A exigência do contratante, aquele que investe tempo e dinheiro para organizar um evento, está cada vez maior e participativo. Este elemento quer compreender a forma como será conduzida esta relação e que tipo de atividades serão propostas para aquele público, mesmo que ele não tenha conhecimento técnico sobre o assunto, irá apenas esperar palavras que o confortem e causem segurança para sua contratação.
Escuto muito de clientes e amigos situações embaraçosas e desnecessárias quanto ao dito "recreador". Neste caso, o agente lúdico não está apenas desqualificando a si mesmo, mas toda uma classe e empresas do ramo.
Não apenas a postura, que deveria ser de um educador/agente lúdico, mas a forma (didática) como as atividades são conduzidas, os cuidados na escolha das músicas e brincadeiras, assim como o material e equipamentos utilizados. A escolha do uniforme/roupa também é importante, assim como a apresentação pessoal (maquiagem, higiene, tato, fala, postura, etc).
Por isto a utilização do termo Recreação Pedagógica apresenta uma diferenciação no mercado. É como se fosse um selo de qualidade, onde há a garantia de educadores/agentes lúdicos a frente destas ações.
Para que isto seja realmente válido é imprescindível compreender, aprender e conhecer técnicas, definições e ações lúdicas e educacionais para este ambiente.
A valorização do recreador só se dará a partir do momento em que todos fizerem jus ao preço cobrado: pontualidade, postura profissional, competência, capacitação, linguagem oral e escrita, equipamento seguro, brindes de qualidade e brincadeiras condizentes a faixa etária e ambiente que será realizado.
A Recreação Pedagógica não é apenas uma estratégia de marketing. Ela vem para engrandecer um grupo de recreadores/educadores preocupados com o bem estar de seu público, assim como proporcionar novas experiências e vivências sensoriais, psicomotoras, culturais e sociais em um ambiente descontraído e divertido, ou seja, lúdico! Onde o prazer e a aprendizagem estejam de mãos dadas, seja na escola, no clube, na academia, no hotel ou em festas e eventos.
Não vejo a hora de passar toda minha vivência e experiência para novos agentes lúdicos! Seja aqui, em meus cursos ou onde nos esbarramos na vida!
* Se você quiser entender um pouco mais sobre ludicidade, leia meu post sobre o assunto: http://www.percicastro.blogspot.com.br/2011/06/ludicidade.html
Próxima turma de Recreação Pedagógica: 02/06/12. MIB Festas Maricá. Inf.: 21 4139-0611 * contato@maisqesporte.com.br

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