Total de visualizações:

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Corrida lúdica?

Gente, estou há algum tempo afastada daqui, apesar de sempre estar lembrando de atividades que eu poderia estar compartilhando! Mas a falta de tempo (e sei que de planejamento também) me impede de estar sempre atualizando este blog.
Mas queria compartilhar com vocês uma experiência que estou começando a ter por conta do meu marido. Há muito tempo, meu sócio também está querendo entrar no mercado na área de corrida e treinamento, mas eu sempre fui relutante e, novamente, a falta de tempo para investir em estudos e me aprofundar melhor no assunto foi deixando para depois esta prática.
Meu marido, que também trabalha comigo na empresa e é professor de Educação Física, queria muito voltar a correr e começou a planejar seu treinamento. Resumindo, virou um vício. Se inscreveu em uma corrida, após anos e uma cirurgia no joelho, e se empolgou com o resultado. Logo, se inscreveu no Circuito das Estações Adidas, que aconteceu ontem no Aterro do Flamengo.
Na minha primeira experiência de torcedora, esposa e fotógrafa fiquei surpresa com seu rendimento e acabei ficando tensa. Ontem, consegui finalmente curtir o momento e fiquei impressionada com a quantidade de adeptos: 14 mil inscritos, fora os que entraram como "pipoca" no meio da prova!
Já estava começando a pensar em participar, mas achava que eu só iria encontrar atletas de ponta, elite e pessoas preocupadas apenas com rendimento e resultados. Ledo engano!
O que vi ontem foi mais de 15 mil pessoas, entre amigos e familiares, curtindo cada momento de um lindo dia de Sol em um belíssimo cartão postal da cidade do Rio de Janeiro!


Acordar cedo, em pleno Domingo, pegar ônibus (muitas vezes, vários!), nada disso diminui o encanto do momento! Vi muitas crianças com seus pais, vi cães com seus donos, vi amigos fantasiados, vi pais com carrinhos de bebê, vi pais levando a filha que mal conseguia andar em um patins, vi senhoras e senhores tentando conquistar o simples fato de conseguir terminar a prova, seja em 1h, 2h ou 3h.
A reação das pessoas ao atingir a chegada, em encontrar as pessoas queridas, em tirar fotos com os amigos e familiares me fez refletir o quão é lúdica uma corrida!
Aprendi muito observando cada rostinho de satisfação, com a criatividade de muitos, a alegria de todos, independente da faixa etária, em simplesmente correr!
Resolvi então que irei correr também! Claro que uma distância em que, mesmo caminhando, eu consiga chegar sem passar mal! Hehe.
E, como não poderia deixar de fazer, convidei meus amigos!! E estou muito feliz em perceber que muitos estão aceitando o "desafio", tanto pessoal quanto social. Mudando os hábitos, a rotina, descobrindo seus limites e o prazer da atividade física, sem esperar rendimento, resultados e sem cobranças.
Sempre percebi na escola como as crianças adoram correr! Em contestes, fazendo zig zag com os cones, apostando com os demais colegas...e confesso que não compreendia muito como poderiam preferir correr a esmo do que realizar tarefas mais elaboradas e planejadas por mim.
E estou descobrindo que é possível sim, em um simples ato de correr, reconquistar sua auto estima, conhecer melhor seus limites e descobrir a imensa sensação de prazer que a endorfina libera com a atividade física. 
Assim, você estará reeducando seus hábitos, pois com a atividade física e a necessidade de alimentos mais leves, saudáveis e de fácil digestão vem com o tempo, pois o "corpo pede" esta mudança. E o fato de trocar o churrasquinho e a cervejinha do Domingo pela "corrida lúdica" com os amigos é um enorme diferencial para uma qualidade de vida cada vez melhor!
E eu te pergunto: será possível mesmo se viciar em uma vida saudável?!
Espero voltar aqui em breve pra te dar esta resposta!


Adendo:
Existem alguns circuitos e competições específicos para crianças! É claro que não podemos cobrar performance, mas devemos incentivá-las para a prática da atividade física, afastando o tão temido sedentarismo e problemas de saúde que ele acarreta no futuro!


Links:
Fotos do Circuito das Estações Adidas - Inverno: http://www.flickr.com/photos/wsfoto/sets/72157630701214836/with/7624815182/
Circuito Athenas: http://www.circuitoathenas.com.br/2012/
Circuitinho para crianças: http://www.circuitinho.com.br/
Corrida na Infância: http://o2porminuto.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idMateria=6166&idCanal=5&stCanal=Kids

Nenhum comentário:

Postar um comentário