Total de visualizações:

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

FOLCLORE BRASILEIRO - PARTE II

ideia para um mural com dobraduras
Olá!
Pra variar estou com pouco tempo de estar aqui, mas cheia de ideias!
Vou iniciar contando a experiência que tive em sala de aula.
Lembrando que quando falamos sobre folclore brasileiro é super importante e interessante trabalhar juntamente com o mapa do país. Identificando as regiões, de onde são as lendas, as comidas, onde nós nos encontramos hoje no mapa, o que observamos em nossa cidade como manifestação cultural e o que agregamos ao nosso cotidiano de outras regiões.
Hoje mesmo, continuando o trabalho sobre folclore com meus alunos, fiz na aula uma brincadeira antiga, que poucos lá conheciam com o tema "lenda". Fiz no quadro o jogo da forca.

O jogo da forca é um jogo em que o jogador tem que acertar qual é a palavra proposta, tendo como dica o número de letras e o tema ligado à palavra. A cada letra errada, é desenhada uma parte do corpo do enforcado. O jogo termina ou com o acerto da palavra ou com o término do preenchimento das partes corpóreas do enforcado.

Para começar o jogo se desenha uma base e um risco correspondente ao lugar de cada letra.


Com a turminha de 1º ano, trabalhei com eles os "pedacinhos" (sílabas) e as letras que formavam a palavra, dividindo em duas equipes - meninos e meninas. Cada grupo tinha sua vez de escolher, em conjunto, uma letra.

Percebi como muitos alunos tinham dificuldade em escolher as letras com coerência, tentando ler o que já estava no quadro. Mas com alguma ajuda, aos poucos conseguiram e no final, e desta vez, os meninos levaram a vantagem!

Eles estavam bem estimulados, e antes do jogo eu havia introduzido no quadro mesmo sobre o folclore e seus elementos - danças, comidas típicas, lendas e mitos, parlendas, cantigas de roda, brincadeiras e brinquedos tradicionais, ervas medicinais, etc. Depois apresentei a eles imagens de lendas e mitos, enquanto eles iam nomeando as figuras oralmente, a fim de medir o conhecimento das palavras que eu iria escolher para a brincadeira.
Pude conhecer assim um pouquinho de cada aluno, pois alguns me contaram que aprenderam na rua brincadeiras como "taco na lata" (eu só conhecia como "taco"), "bafo-bafo" (para mim, era só "bafo" mesmo), piques, garrafão (não imaginava que conhecessem, pois nunca os vi jogando na escola), pipa, etc.
Um aluno me disse que todos os dias a mãe prepara para ele, de café da manhã, uma tapioca, prato típico da região de origem da família dele. O engraçado, que como boa carioca, eu nem imaginava que a tapioca era para ser comida pelo café da manhã, mas... vivendo e aprendendo!


Outras ideias, ainda trabalhando as lendas:

Achei na internet e essa ideia é bem legal!! Vou testá-la em breve! Acho que as crianças irão amar!
Este saci provoca uma ilusão de óptica. Gire o palito rapidamente e o Saci parece estar dentro da garrafa. De um lado, a garrafa vazia desenhada. Do outro, o Saci:





Eles adoraram a lenda do Bumba meu boi! Imagina só usar a criatividade pra construir um mini Boi com potinho de iogurte!!!


Um fantoche do Bumba Meu Boi muito legal, feito com caixa de ovos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário