Total de visualizações:

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Encontro de Ludicidade e Aprendizagem

Olá! Vocês sabem que eu costumo colocar aqui dicas de atividades, mas não poderia deixar de indicar (antes tarde do que nunca) o 3º Encontro de Ludicidade e Aprendizagem do Estado do Rio de Janeiro, que estou organizando e está no finalzinho.
É muito complicado trabalhar com capacitação, por diversos motivos, mas é algo que eu adoro!
Apesar da dificuldade em formar turmas, nesses últimos meses de divulgação houve um grande número de interessados e isso me deixou muito feliz.
Mesmo com poucas oficinas dentro do evento sendo realizadas, fico muito satisfeita em saber e conhecer o público que faz da ludicidade uma ferramenta especial para a aprendizagem.
Em minhas palestras e cursos costumo enfatizar que minha visão de ludicidade e aprendizagem está tão ligada que, hoje em dia, não me vejo trabalhando de outra forma, pois o ser humano está em constante mudança e para que a informação realmente seja captada temos que transformá-la em algo tão interessante, tão apetitoso que seja difícil não aprender desta forma.
No último sábado, dia 20, a minha palestra de abertura, apesar de poucos ouvintes foi maravilhosa!! Compartilhamos ideias em um evento leve, descontraído e cheio de boas surpresas.
Amanhã, estarei seguindo uma pessoa muito querida, que conheci fazendo uma oficina minha, no 1º Encontro, o professor Victor Ramos. Ele irá ministrar a Oficina de Ludicidade e o ensino de língua estrangeira, às 9h, em Niterói (Av. 7 de Setembro, 131) e às 15h, na Tijuca (Rua Professor Gabizo, 331).
No Sábado, dia 26, encerraremos com uma grande programação e estou muito ansiosa, pois irei conhecer trabalho de novas pessoas, que já admiro há tempos!
Quem quiser participar, ainda dá tempo!

Dia 27/10 (Sábado):
- 9 às 11h: Oficina “Criatividade e Motivação no Processo de Ensino e Aprendizagem” com Prof. Victor Ramos;
- 11h às 13h: MESA REDONDA “A ludicidade e aprendi
zagem sob vários aspectos” com os Profs. Marcelo Demezio, Perciliana Castro, Daniel Barroso, Jane Cury e Victor Ramos;
- 14h às 16h: Apresentação dos trabalhos acadêmicos "Competências e Habilidades para atuação docente em ambiente hospitalar" da Profa. Tyara Oliveira e "O lúdico na educação", da Profa. Jane Cury.


Local: ICG Icaraí - Av. 7 de Setembro, 131.

Informações: contato@maisqesporte.com.br ou 21 4139-0611


Gostaria também aproveitar para agradecer a todos os apoiadores, parceiros e colaboradores, que fizeram deste projeto, realidade!





sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Já é Natal?


Após as muitas comemorações de dia das crianças, dia dos professores, das merendeiras, dos fisioterapeutas, dos médicos... pode parecer muito, mas temos pouco tempo para pensarmos no que iremos preparar para o Natal.
Algumas lojas já encontram-se enfeitadas e com produtos de decoração para vender.
A cada ano uma novidade, mas o que pesa mesmo nesta época é a tradição.
Com nossos pequenos uma gama de atividades surge em nossa frente, apesar de querermos sempre surpreender, nosso maior desejo mesmo é alegrá-los.
Papai Noel, presépio, presentes, anjos, coral, dança, apresentações, oficinas, brincadeiras, árvore, enfeites, cartão, sino, ... tudo é festa!
É tanta simbologia, são tantos elementos que acredito eu ser pouco tempo trabalharmos com tantas coisas por aqui...
Vamos então iniciar nossa fábrica de ideias natalinas para serem copiadas, compartilhadas, incrementadas, modificadas, adaptadas em creches, escolas, hospitais, condomínios, empresas, clubes, academias, shoppings, ou seja, a onde ainda existir o espírito e a alegria de Natal!

O NATAL

"Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal."
"Embora tradicionalmente seja um feriado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não-cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares. Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas e guirlandas, visco, presépios e ilex (tipo pinheiro). Além disso, o Papai Noel (conhecido como Pai Natal em Portugal) é uma figura mitológica popular em muitos países, associada com os presentes para crianças."
Mas, em muitas famílias e no coração de nossas crianças o Natal vem configurado em símbolos, como a esperança dos adultos, transpassada em forma de alegria e um colorido todo especial!
Não é apenas a figura do bom velhinho que traz presentes,mas a compensação pelos bons atos durante o ano, a escola em movimento, os passeios, o brilho, as luzes e toda energia contagiante desta data.

A ÁRVORE DE NATAL

"A árvore de natal, um dos principais símbolos natalinos, é mais antiga que o próprio sentido do Natal, Jesus Cristo. Aproximadamente dois milênios antes do nascimento de Cristo, os povos indo-europeus já utilizavam árvores com um fim religioso, pois criam que elas eram uma expressão da energia de fertilidade da Mãe Natureza.
Algumas tribos pagãs da Alemanha consideravam os carvalhos como árvores santas, por isso realizavam, debaixo dessas árvores, sacrifícios humanos oferecidos ao deus Odin. Uma das histórias diz que São Bonifácio, tentando acabar com esse costume pagão, cortou um carvalho que, quando caiu, fez cair todas as árvores próximas a ele, com exceção de um pequeno pinheiro; fato considerado um milagre, pois o pinheiro simbolizaria o menino Jesus.

Quando a árvore de natal tinha um caráter pagão, as pessoas a enfeitava para que, depois da queda das folhas no inverno, os espíritos das árvores voltassem. Da mesma forma, os cristãos passaram a ter o mesmo costume, no entanto, essas decorações possuem um caráter diferente, significa alegria, bondade, amor, benção de Cristo.

A partir do século XVI, várias famílias alemãs passaram a decorar seus pinheiros, resultando em um costume que passou por várias gerações. A partir do século XIX a tradição chegou à Inglaterra, França e Estados Unidos. No século XX virou tradição na Espanha e América Latina, virando costume até mesmo em países de clima tropical."

OFICINAS:
Olha que legal esta ideia!
Uma árvore de Natal que serve como presente! É feito em EVA.

Show! Árvore elaborada com jornais ou revistas. 

Uma árvore elaborada com cartolina. Acho que as crianças iam amar fazer as bolas, colori-las, escolher as cores e desenhos.
Neste caso o molde foi cortado na cartolina da própria cor da árvore, mas pode ser feita na branca, pras crianças pintarem, passarem aquarela, etc.
Simples, fácil e politicamente correto!
Uma árvore feita de garrafa pet, que pode ser colorida e enfeitada pelo própria aluno/criança.


GENIAL! De rolinho de papel higiênico, que obra pode virar!


Com caixas de ovos:






Obs: todos os modelos e ideias das árvores de Natal foram encontradas na internet! Não são criações minhas, 

infelizmente!!

Fontes:










quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Feliz Dia das Crianças!!!

O QUE FAZER EM CASA NO DIA DAS CRIANÇAS?
Olá, gente! Há quanto tempo!!
Bem, eu resolvi dar uma passadinha rápida aqui para homenagear as minhas queridas crianças!! E, aproveitar, também em homenagem a um grupo de mamães do Facebook, que está meio preocupada com a previsão do tempo para o feriado (CHUVA!!!), postar algumas ideias de oficinas que podemos fazer juntamente com nossos filhotes, em casa mesmo.
Muitos de nós pensamos que algumas atividades se restringem à escola e isso não é verdade, pois eles AMAM confeccionar algo com os pais, irmãos e amiguinhos mais próximos.
O bom é que quase não tem gasto e damos utilidade a materiais que iriam para o lixo!
Então vamos lá e um excelente feriado a todos!!!!

Começando bem o dia: que tal prepararem juntos esta salada de frutas?

Pendurar roupa vai ser bem mais legal!
Enquanto a chuva não deixa, vamos dar uma vida aos prendedores de roupa??

Olha que fofíssimo! Feito de caixa de leite!!

Mais uma ideal muito fofa! Feito com rolinho de papel higiênico!
Tem vários modelos de outros animais que podem ser feitos! 
É só dar uma pesquisa na internet!

Marcadores de livro: podem ser feitos com palitos de picolé, cartolina, eva, papelão, ... é só usar a imaginação (e isso elas tem de sobra, não é?)


Pode imprimir este tipo de atividade ou procurar e resolver na própria internet!

Fantoches e dedoches: as crianças simplesmente amam! Podem ser feitos com feltros, tnt, eva, papel, tecido, etc.

Eu ainda não tive tempo de fazer este, mas é lindo! Uma girafinha a partir de garrafa pet.

 Mais marcador de livro ou também com a mesma ideia dá para construir até quebra cabeça, tudo em palito de picolé!!

Castelo de rolinho de papel higiênico. As meninas amam!!
E para terminar o dia bem, que tal contar uma historinha bem legal para seu filho?
Pode se aquela preferida ou uma nova!
Esta imagem de cima é uma historinha minha... "Esta é uma história fascinante na visão de uma fada madrinha!
Uma fadinha muito carente de sonhos, vaga procurando crianças a fim de ajudá-las. Porém, está cada vez mais difícil, as crianças terem sonhos e ainda acreditarem em fadas madrinhas!

Nesta busca, a fadinha relembra histórias de sua vida, que inclui a ajuda à Cinderela, ao Pinóquio e à Bela Adormecida."
Quem quiser conhecer um pouco mais desta história, mande-me um e-mail: perci@maisqesporte.com.br

Se o tempo melhorar existem várias opções de lazer, em shoppings, praças, lojas e clubes.
Também acho super válido jogos em família como quebra-cabeça e jogos de tabuleiro!!
Então, divirtam-se!!!
FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!!