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terça-feira, 16 de abril de 2013

Dia do Índio

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. 
Esta data foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.

Por que o dia 19 de abril é o Dia do Índio?

Vivem hoje no Brasil cerca de 315.000 índios, distribuídos em 562 terras indígenas. 
São 206 povos (ou etnias), concentrados, em sua maioria - 70% do total -, numa parcela da Amazônia Legal que engloba seis Estados: Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Pará. Além desses, devemos considerar ainda a existência de 40 povos isolados 
na Amazônia Ocidental.

Legal neste momento também trabalhar com a cultura indígena, as brincadeiras, as atividades físicas, inclusive os nomes indígenas (e seus significados), que por ventura um ou outro aluno possa ter e são tão comuns hoje em dia, como Acauã, Araci, Cauã, Ceci, Guaraci, Iracema, Janaína, Jandira, Jurema, Maiara, Yara, Nina, Moacir, etc.

BRINCADEIRAS:
Jogo de gavião
* Todas as crianças, meninos e meninas, formam uma grande fila, cada um agarrando o corpo do colega da frente com as mãos. A brincadeira pode começar com a criança mais alta do grupo, representando o gavião. Este se posta a frente da fila e grita piu. Esse som representa a chamada do Gavião que quer dizer “estou com fome”. O primeiro jogador da fila estende a perna direita depois a esquerda para a frente e pergunta: quer isso? O gavião responde negativamente, repetindo a brincadeira com cada jogador até chegar à última criança. A esta o gavião diz sim e parte para sua perseguição, correndo para qualquer lado da fila. Os demais jogadores tentam impedir que o gavião pegue o último da fila, contorcendo a “corrente” para a esquerda e para direita. Nesse momento os menores acabam caindo no chão, criando um grande alvoroço. Se o gavião conseguir atingir o seu objetivo, volta a seu posto para fazer uma nova tentativa. Quando conseguir pegar a presa, leva-a para um lugar escolhido como seu ninho, prosseguindo o jogo até que o último da fila tenha sido pego. (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22766)
SOL e Lua
Essa brincadeira também é conhecida em outras localidades com outros nomes como PASSARÁ DE BOMBARÉ.Crianças dispostas em coluna por um, segurando na cintura do que está à frente. Duas outras crianças, representando o SOL E A LUA, fazem uma "ponte", mantendo as mãos dadas acima. Cantando, as crianças passam sob a ponte várias vezes. Numa das vezes o Sol e a Lua prendem o último ou os dois últimos. Perguntam-lhe para que lado querem ir. A criança escolhe e vai colocar-se atrás do Sol ou da Lua. E assim continuam até terminar. Quando todas as crianças passam, têm-se dois partidos. A duplas mantém os braços dados, e todos mantêm-se segurando na cintura do colega da frente. Vão puxar-se, para ver que partido ganhará. Ganhará aquele grupo que conseguir "puxar" o outro. E puxam várias vezes, marcando ponto para quem consegue derrubar ou desarticular o outro partido.Nesse jogo vê-se não somente o uso da força. Surge a questão do poder de decisão, que é colocado em evidência. É dada à criança a opção de escolha do partido ao qual quer pertencer. Além disso é também trabalhada a noção de equipe, de conjunto, pois é todo um partido fazendo força para puxar o outro partido. (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22766)


Criança brincando de “kadjot”


 
BRINQUEDOS INDÍGENASPETECAMaterial: juta, barbante, penas, bexiga e areia.Modo de fazer: recorte uma medida redonda de juta (a gosto) e reserve. Coloque umpouco de areia dentro da bexiga e dê um nó. Coloque a bexiga no centro do círculo de
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ATIVIDADES:














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