Total de visualizações:

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Festa Junina - Parte III

QUADRILHA E CASAMENTO NA ROÇA:
Muitas pessoas, por incrível que pareça, nunca dançaram ou dizem não saber dançar os passos tradicionais de uma quadrilha. Vão aqui, apenas alguns toques e sugestão de passos.
O importante é ter uma continuidade e conexão entre os passos da coreografia. No mais, usar o bom senso.
Fica mais fácil gravar uma sequência lógica de formação (roda, fileira, pares) do que "jogar" vários passos perdidos em uma quadrilha.
É interessante quem estiver "puxando" a quadrilha, usar termos como "preparar para o caracol!" para avisar e lembrar para quem está dançando o que vem a seguir, e logo após, falar "caracol!".
Algumas dicas:
- A entrada de casal (caminho da roça) é desfeita, separando menina para um lado e menino para o outro, para o cumprimento dos cavalheiros e cumprimento das damas. Fica uma fileira de meninas em frente a fileira de meninos. Pode colocar aqui, dança dos casais, troca de casais, gancho de braço entre o casal (rodando pra um lado e pro outro), o zig-zag de meninas e de meninos (passando entre cada um de uma fileira).
-  Na grande roda pode-se trabalhar rodando para um lado, rodando pro outro lado (anarriê), "olha a chuva", "olha a cobra", o caracol (um solta a mão e puxa os demais fazendo um caminho circular pro centro da roda e voltando até que a roda seja refeita), beija-flor (meninos ajoelhados e meninas circulando, passando por cada menino, segurando o dedo deles), gancho (meninos em pé e meninas circulando), coroa de flores/coroa de espinhos (duas rodas, uma dentro da outra, cada um rodando para um lado e depois passando os braços de quem está na roda de trás por cima da cabeça de quem está na frente).
- O túnel e serra-serra deverá ser realizado quando os casais estivem em fileiras, um de frente para o outro.
- As roupas: é muito mais bonito assistir uma quadrilha com todas as meninas vestidas adequadamente, com vestidos encorpados e com cores tradicionais, como o vermelho, branco, rosa e verde com maria-chiquinha, trancinhas com fitinhas e pintinhas no rosto. Os meninos com as camisas quadriculadas, lenço vermelho no pescoço (pode colocar uma caixinha de fósforo no nó do lenço), chapéu de palha, calça jeans (pode colocar "remendos") e até bigodinhos e costeletas. É claro que pode até ficar engraçado pintar dentes ou ir com roupas totalmente remendadas ou desleixadas, porém é uma maneira de ridicularizar o povo do interior, afinal eles vão com sua melhor veste a uma grande festa, ainda mais de São João, São Pedro e Santo Antônio!
- O casamento: o casamento na roça é um monento muito especial. É para ser descontraído, bonito, porém muito cuidado com certas situações, ainda mais se for na escola. Fizemos uma adaptação, tirando a parte do uso de "armas" para o delegado ou o pai da noiva. A noiva pode estar "prenha", o noivo pode não querer casar, o xerique/delegado pode ir atrás do noivo pra obrigar a casar... e n situações engraçados podem ser trabalhadas, sem que caia na vulgaridade ou na violência. Temos que dar o exemplo de uma boa qualidade em nossas festas e no sentido real de se trabalhar as festas tradicionais dentro da escola!
E viva São João!! Êta festa boa de arretada, sô!!

2 comentários:

  1. Perci lindona foste simples, clara e objetiva no 'em como animar a quadrilha' aprendi muito em tão sucinto texto.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, querido! Agora que vi seu comentário (hehe).
    Obrigada pelo carinho e pelas palavras!

    ResponderExcluir