Total de visualizações:

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Recesso escolar: tempo de colônia de férias!

Quem não gosta (ou não precisa?) de um dinheirinho extra no tempo de férias? As colônia de férias, há muito, garante um extra para profissionais e estudantes de diversas áreas, principalmente de Educação Física.
Existem vários tipos, com diversos objetivos e estruturas. Já participei e coordenei diversas colônias, em diversos lugares, desde 1995 e pude constatar a necessidade de uma melhora na qualificação deste profissional. Por mais que seja uma grande oportunidade para o tão sonhado "primeiro emprego" (na verdade, primeira experiência profissional) a exigência dos contratantes é cada vez maior, principalmente por conta da grande oferta deste serviço.
Muitas escolas, clubes, associações oferecem esta prestação de serviço e, como sempre, lidar com o ser humano se torna uma atividade complexa e delicada. São pessoas, geralmente, heterogêneas, com idades e formações diferentes. Muitos pais buscam apenas um local a onde o filho ficar, enquanto for trabalhar, mas a grande maioria busca qualidade nas atividades e profissionais dedicados e qualificados, além de avaliar o valor, a distância de casa, atividades que oferecem (assim como passeios, oficinas, etc) e o local propriamente dito.
É importante, mesmo que nunca tenha participado de uma, conhecer um pouco a organização e os objetivos a seguir, assim como a postura do profissional envolvido.
Estarei ministrando o 4º Curso "Colônia de Férias: como organizar, planejar e atuar" em dois módulos, em Niterói e no Rio de Janeiro, em Setembro, porém aqui em meu blog, tentarei dar algumas dicas, sugestões e contar um pouco dessa minha história de anos, como cuidados com a higiene, segurança, passeios, evitar acidentes e muito mais.
Vou tentar analisar de vários pontos de vista: do empreendedor, do coordenador, do responsável, do "recreador" e da criança/participante.
Até o próximo post!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário