Total de visualizações:

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Preparando-se para o Natal

ATIVIDADES - Árvore de Natal

Dando continuidade ao meu post do dia 19/10, falando sobre o Natal e o maior símbolo de todos: a árvore de Natal, escrevo este agora para falarmos diretamente de ideias para atividades. Podem ser realizadas, adaptadas e recriadas em escolas, creches, shoppings ou mesmo com seus filhos em casa.
Para aqueles que não leram, no outro post tem várias dicas de trabalhos para oficinas manuais, com árvores de tudo que é tipo e material!

1. Corrida dos enfeites: colocar duas ou mais árvores de Natal (pode ser feita de cartolina, eva, etc) na parede e duas ou mais fileiras, em equipes, a uma certa distância, do lado oposto. Colocar enfeites (podem ser feitos previamente por eles mesmos) dentro de um cesto, na frente de cada equipe. O objetivo é ver a equipe que mais enfeitar a árvore ou escolher aquela que ficou mais bonita, harmoniosa. Variação: os enfeites podem estar escondidos, como um caça ao tesouro, ou serem montados como em um super quebra-cabeça feito em EVA.

2. Empilhando a árvore: como empilhar copos, podemos trabalhar coordenação motora fina e o conceito de equilíbrio com nossas crianças, na tentativa de construir uma árvore de Natal com latas, copos, ou rolo de papel higiênico. Se você pintar as latas ou enrolá-las com papel camurça verde vai ficar ainda um charme!
Eu tive a ideia, mas fui procurar no Google se alguém já a tinha realizado e encontrei! Pode ter sido uma ideia de ornamentação sustentável, mas pode virar uma grande brincadeira, não acham?!


3. Coloque o enfeite, de olhos vendados:
Em cima da ideia do "rabo de burro", podemos colocar uma imagem de árvore de Natal e escolher um ou mais alunos com um enfeite (pode ser um desenho ou uma bola) para pendurar ou colar na árvore (que pode ser de verdade ou apenas uma imagem colada na parede). Vendamos os olhos desse(s) aluno(s) e ele(s) terá(ão) que encontrar onde está a árvore e colocar o enfeite. Pode ser feito em equipe e os outros colegas o ajudarem apenas dando instruções orais, sem tocá-lo.

4. Quebra-cabeça:

Você pode escolher uma imagem colorida ou não e no Photoshop clicar em:
Filter> Texture > Texturizer > Puzzle e fazer seu próprio quebra-cabeça. Imprima e corte!

5. Pintura ou corte e colagem:

Pintura a dedo, com guache, glitter, cola colorida,colagem de papel laminado, cartolina... é só usar a imaginação e o material disponível!

6. Ligue os pontos:
Lembrando que pode ser também com sequência numérica.

7. Conhecendo o real Natal de nosso aluno:

8. Desenhe a árvore a partir de palavras:

Você pode cortar algumas palavras do tipo: Natal, Felicidade, Amor, Paz, União, etc e pedir para que seus alunos as cole dentro do formado da árvore. Ou, dependendo da idade deles, colocar as letras soltas para eles formarem as palavras e assim colarem na árvore.
9. Labirinto:


10. Palavras cruzadas:







Nenhum comentário:

Postar um comentário