Total de visualizações:

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Recesso escolar: uma ajudinha básica para as mamães sem criatividade e crianças com muita energia!

Inspirada em umas amigas minhas que já estão se descabelando por conta do recesso escolar e do frio com crianças em casa, resolvi postar umas ideias de atividades para se fazer, estimulando alguma habilidade e assim ajudando no processo de desenvolvimento infantil, além de serem divertidos para as crianças.
Então, vamos direto ao assunto, porque as crianças não estão a fim de esperar mais!!! hehe

BRINCADEIRAS DE CRIANÇA:

Alerta;
Alerta-cor;
Amarelinha

Bambolê;
Bobinho;
Bolinha de gude;
Cabra cega;
Cama-de-gato:


Chicotinho queimado;
Dominó;
Elefantinho Colorido;

Jogo da Memória:
Pode ser feito com fotos, imagens de revistas ou imprimindo imagens da internet que as crianças curtem, como Galinha Pintadinha, Patati Patatá, etc.


Ludo;
Meus pintinhos venham cá;
Passa anel;
Pião;
Piques (cola, esconde...);
Pular corda;
Pular elástico;

Quebra-cabeça:
Pegue uma foto do seu arquivo pessoal ou de revista, cole em uma cartolina, marque e corte as peças, conforme a idade da criança. Exemplo: se ela tiver menos de dois anos, pode cortar em formas geométricas, com poucas peças, até umas 15 mais ou menos. Se a criança for maior, vai aumentando a quantidade e diminuindo o tamanho de cada peça.



Queimado;
Telefone sem fio;
Uno.

TUNEL/MINHOCÃO
Feito de tecido, tnt ou até de saco de lixo é uma brincadeira de crianças de 1 ano, que engatinham até uns 9, 10 anos adoram!!
Uma vez, em uma colônia de férias, eu fiz um minhocão de saco de lixo e bambolê. Não me lembro o tamanho do saco em litros, mas era grande e a "boca" do saco encaixava perfeitamente no bambolê, dando mais firmeza pra entrada da criança. Como estava quente, era verão, eu ainda coloquei água e sabão pra se tornar mais divertido e refrescante. Nem preciso dizer que eles amaram!!
Mas como está frio, não façam isso... abra o lado que fica fechado do saco, com uma tesoura. Se não tiver bambolê, pode deixar sem, mas o ideal seriam duas pessoas pra segurar a entrada e a saída. Algumas crianças maiores não tem medo de o outro lado estar parcialmente fechado, caso não tenha ninguém a mais pra segurar a outra ponta. mas os menores costumam se incomodar com o escuro lá de dentro. Você também pode abrir um buraco, com tesoura, em outro ponto do saco, e colocá-lo para o lado de cima, para que entre mais luz lá dentro do túnel.
Lembrando que o saco preto ficará mais escuro lá dentro, apesar dele ser o mais resistente, mas temos o saco azul, que possivelmente ficará mais claro.
O tamanho provavelmente deve ser grande o suficiente para que passe uma criança. Pode-se colocar aquele tapete de EVA por baixo (fora) do túnel para que não machuque os joelhos de crianças mais afoitas.
Após terminar a brincadeira, guardar o saco de lixo. Não deixar as crianças brincando sozinhas com o saco, hein!!!!

* Colocar um objeto no final do túnel também estimula crianças que fiquem receosas de passar pelo túnel.
Esta simples brincadeira estimula a coordenação motora do movimento natural do engatinhar, o controle motor/muscular, conhecimento corporal e noção espacial.

TRABALHOS MANUAIS

Artesanato sustentável
PULSEIRA de caixa de leite ou pote de iogurte (de 1 l):
cortar a caixa de lete ou o pote de iogurte grande em tiras e cobrir com retalhos de tecido. Usar cola pra finalizar. Pode ser utilizadas fitas, fitilhos, continhas, pedras, etc.


Reciclagem
caixa de papelão

material: linha, botões, tinta relevo,...



Massinha

Ingredientes (para 6 crianças)

• 1 Kg de farinha de trigo;
• 1 pacotinho de pó para suco (laranja/morango/uva/limão);
• 1 colher de (sopa) de sal;
• 200 ml de água.

Preparo

Coloque 200 gr de farinha e a colher de sal em uma bacia. Despeje o pó para suco em um copo com um pouquinho de água e misture com a farinha e o sal, usando as mãos.

Aos poucos, vá acrescentando o restante da água, até conseguir a consistência de massa de pão.


Desenho para pintar


Desenho para cobrir com pedacinhos amassados de papel crepom



trabalho retirado do blog beteeduca:

corte tiras de papel crepom e amasse nas cores da bandeira do Brasil.

Espero ter ajudado um pouco e em breve, postarei outras ideias para serem feitas com as crianças em casa!!! :)

BOM RECESSO A TODOS!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário