Total de visualizações:

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Dia das Crianças - Parte I: Gincanas

Vamos iniciar nossa programação para a comemoração do Dia das Crianças!
Para quem gosta da participação de todos, com desafios, integração e disputa, a gincana é a ideal! Tem que ser motivante e as atividades tem que atingir a todos os públicos! Por isto, nada melhor do que criar tarefas diversificadas e para todas as idades!
Em uma escola, por exemplo, podemos dividir em equipes (por turmas), podendo ter categorias (Fundamental, Educação Infantil...) ou até mesmo dentro da mesma turma, subdividindo em grupos menores, criando nomes ou dividindo por cores/bandeiras.
Pode-se criar um símbolo, mascote, bandeira e até mesmo um slogan pro grupo, com grito de guerra e tudo!
Quem tiver o tempo a seu favor, pode iniciar com tarefas prévias, como:
1. Trazer até o dia xx/xx, um livro antigo. A equipe com o livro com a data mais antiga, ganha 20 pontos;
2.Trazer até o dia xx/xx, latas de alumínio. A equipe que arrecadar mais latas, ganha 30 pontos (a lata pode servir para uma atividade no dia ou para reciclagem);
3. Trazer até o dia xx/xx, uma foto com um integrante da equipe ao lado de uma celebridade. A equipe que trouxer pelo menos uma foto, ganha 20 pontos;
4. Trazer até o dia xx/xx, um brinquedo antigo. A equipe que levar o brinquedo mais antigo, ganha 10 pontos;
5. Trazer no dia da gincana, uma pessoa para apresentar alguma produção artística, como dança, música, palhaço, malabarismo, etc. A equipe que não levar ninguém perde 20 pontos.
E por aí vai, dependendo da criatividade, do grupo, da faixa etária. Lembrando que certas tarefas prévias terão com certeza a participação dos pais e responsáveis, pois são realizadas em casa e com a ajuda dos amigos.
No dia, podem-se criar atividades como, por exemplo:
1. A equipe que conseguir empilhar mais lata de alumínio, ganha 30 pontos;
2. Um integrante de uma equipe que conseguir colocar a caneta (amarrada em um barbante na cintura) dentro da garrafa pet mais rápido, ganha 20 pontos;
3. A equipe que conseguir encher um balde com água até o limite marcado (com fita crepe ou outros), ganha 30 pontos. Pode ser realizado através de um conteste, onde uma fileira de participantes pega água com um copo plástico de um lado, corre e joga dentro do balde, do outro lado. Ou na fila, passando de copo em copo, até chegar ao balde;
4. A equipe que conseguir realizar a tarefa, ganha 50 pontos: uma interpretação, com todos os participantes, de uma cena de novela ou filme;
5. A equipe que cantar melhor uma música inteira, ganha 10 pontos;
6. A equipe que conseguir montar mais rápido um super quebra-cabeça (de peças grandes), ganha 30 pontos;
7. A equipe que conseguir montar o maior número de palavras, com as letras (grandes) espalhadas, em 2 minutos, ganha 50 pontos;
8. A equipe que conseguir acertar o maior número de capitais brasileiras, ganha 50 pontos. Pode ser feito como conteste, com tarefas como pegar a palavra (Fortaleza, por exemplo), correr até um grande mapa, "colar" a capital na cidade correspondente e voltar pro final da fila;
9. A equipe que descobrir, em 2 minutos, mais números que estão faltando nas operações matemáticas, ganha 50 pontos. Ex: 2 + ___ = 7. Pode ser colocada em um quadro, cartolina ou banner. Pode ser espalhado vários números (em EVA ou em cartolina plastificada) e o representante irá apenas pegar o número correto e levantar primeiro;
10. A equipe que conseguir realizar em apenas 2 minutos a maior escultura em barro, argila ou massinha ganha 20 pontos;
E por aí vai. Você conhecendo o seu grupo, diversificando as atividades, com diversos graus de dificuldade e desafio, fará uma gincana dinâmica e com a participação de todos! Distribua atividades para o grupo todo, para subgrupos das equipes e para apenas um representante. Faça com que todos queiram participar e ao mesmo tempo não exponha aquele que não quer ou não teria condições de realizar uma tarefa.  
É interessante que todos se sintam responsáveis pelo grupo e que percebam que, em algum momento, é necessário para que o grupo tenha um bom desempenho. Isto sim é valorizar a habilidade e individualidade de cada um!  
A premiação
Podem ser distribuídas medalhas para todos ou para os 3 primeiros colocados (ouro, prata, bronze) ou pirulitos. Ou até mesmo, confeccionar medalhas com aquelas moedinhas de chocolate douradas e barbante! As crianças adoram!

BOA SORTE E MÃOS À OBRA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário