Total de visualizações:

domingo, 18 de setembro de 2011

Recreador e Animador Infantil, apenas para divertir e passar o tempo?

Ontem, dia 17 de Setembro, foi um dia muito especial, divertido e super gratificante!
Em um curso de capacitação, conheci pessoas incríveis, de muita fé e amor com o que fazem.
Trabalhamos em cima de atividades para festas infantis, assim como a postura do profissional, mercado de trabalho, etc. As 4 horas foram poucas e por isso me senti na obrigação de passar um pouco mais de ideias e atividades para esta área, em meu blog (este que quase não tenho entrado...é uma falha, uma pena!).
Quem trabalha com crianças, até o 5º ano, sabe que a ludicidade encontrada em atividades recreativas só vem a agregar o processo de ensino-aprendizagem.
Logo, não são atividades somente direcionadas a recreadores, mas educadores lúdicos em geral.
O conhecimento fundamenta atividades que, a princípio, são simples e corriqueiras, como a dança da cadeira, por exemplo. Mas com ela, a criança tem a possibilidade de se socializar, ter noção espacial, aprimorar a atenção visual e auditiva, respeitar regras, entre outras habilidades, como agilidade, percepção corporal, etc.
O quero dizer, é que quando sabemos o que estamos fazendo, a partir de um objetivo, a recreação, que por definição "apenas" tem a função de divertir passa a ter uma função pedagógica, auxiliando assim a aprendizagem do indivíduo. Logo, a presença do agente lúdico faz uma grande diferença.
O recreador ou animador infantil, como é mais conhecido em algumas regiões, tem uma função muito maior do que apenas "tomar conta" das crianças em um evento/festa infantil.
Ele será o provedor de possibilidades e novas conquistas, desafios e oportunizará novas sensações e vivências corporais e sociais.
Atividades como Caça ao Tesouro, Vôlei cego, Corrida dos pregadores (de roupa), Dança da Cadeira, Bingo Alimentar, Bola ao cesto cego, Dança do Jornal, Estátua, Batata quente, Jogo do espelho, Criando meu boneco, Continue a música, Descubra a música, Caça palavras, Jogo dos autógrafos, Nó humano, etc, estimulam não só o entusiasmo dos participantes durante uma festa de aniversário ou evento infantil, mas a criatividade e habilidades sensório-motoras do ser humano para a vida toda.
Para que ser menos, se podemos ser mais?
Pensem nisso e tenham uma excelente semana, de paz e criatividade!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário