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sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dia das Crianças - Parte II: Contação de estória

Olá! Para hoje, pensei em uma tarefa "simples" como uma contação de estória, pelo fato de o próprio professor poder realizá-la e apresentá-la em sua própria turma, seguimento ou para todos da escola, como preferir.
É uma atividade onde abre-se um caminho mágico da leitura e desperta no aluno o interesse e a curiosidade.
Gosto de levá-los a um mundo novo, diferente e encantador, onde as personagens surgem e vão conforme o texto, mas adereços e acessórios despertam ainda mais o interesse no que se está ouvindo. A percepção visual também é trabalhada assim como a auditiva, tornando a estória mais prazerosa e participativa.
Música, sonoplastia, cenário - mesmo que seja apenas um pano de fundo, uma mesa, uma almofada, um puff, - fazem parte de uma produção mais rebuscada, porém viável dentro de uma sala de aula ou em um pátio, ginásio, refeitório, quadra, ...
Acredito que no máximo duas pessoas possam fazer bem este papel. Podendo uma utilizar-se de um violão ou apenas controlar os sons e músicas utilizados. Se for possível abusar um pouco de luzes, blackout, seria ótimo! Às vezes (se estiver dentro do contexto!), aquele globinho giratório de luzes e um globo de espelhos faz toda a diferença para o clima da estória!
Pode-se utilizar um som comum, amplificador agregado ao notebook, um datashow (para fazer efeitos visuais e sonoros) ou até mesmo usar da criatividade para fazer a sonoplastia, como uma pessoa amassando um saco plástico, ou pisando em uma caixa,estourando uma bola de gás, batendo com os pés no chão...
ESCOLHENDO A ESTÓRIA
Primeiro passo, é escolher uma estória para se criar o cenário, buscar músicas, ou seja, encrementar sua apresentação.
Nos sites de busca, é possível encontrar diversos textos, histórias em quadrinho, poemas, etc. Pode-se também apresentar uma estória original - criada pelo professor ou pela turma - ou tradicional - como dos contos de fadas, lendas, filmes. É possível também recriar, a partir de uma estória agregar conceitos que se queira trabalhar. Por exemplo, já apresentei mais de uma vez, a Chapeuzinho Vermelho. Começava do modo tradicional e em um dado momento, seguia outro rumo, passando uma mensagem sobre higiene bucal.
PRODUÇÃO
Escolhida a estória, a hora é de produzí-la para a apresentação.
Deve-se decidir agora que recursos irá utilizar. Apenas cenário? Usará som, música, iluminação?
Primeiro, reflita: para quantas pessoas? A onde será realizada? Quem poderá me ajudar?
Com estas respostas, o processo simplifica. É hora de baixar ou procurar músicas e arrumar um pano de fundo (pode ser de TNT, tecido ou grudar na parede alguns elementos como Estrelas, Sol, ...).
É importante saber onde será o cantinho em que irá se apresentar, se possui tomada, parede, prego, etc.
O pano de fundo pode ser amarrado com barbante ou grudado com durex, dupla face... cada um saberá de sua necessidade após definir o local.
Acessórios
Faz parte da produção visual a busca por estes acessórios de cena. Busque dentro do contexto onde e quando e o quê será utilizado. Um chapéu, uma gravata, uma saia colorida, meias, fazem parte do figurino. Mas pode-se utilizar acessórios conforme cada personagem ou passagem, como um buquê de flores, um chapéu de bruxa, uma varinha de fada, uma bola, um marabu, um nariz de palhaço, uma peruca, bolhas de sabão, bichos de pelúcia, ...
Não é necessário em cada passagem ou personagem ficar utilizando esses acessórios. Tente buscar acessórios que realmente fazem a diferença, sejam coloridos, de destaque, que façam com que sua apresentação seja mais interessante e envolvente.
Não deixe a mostra todos os objetos que irá utilizar. Se possível coloque dentro de uma caixa, mala, bolsa colorida ou baú.
Música
Não é necessário muita música nem colocá-la inteira. Pode deixar apenas uma passagem, ou refrão, onde faça parte do contexto da estória. Não é obrigatório, mas as crianças se animam, cantam e batem palmas, ou seja, participam mais e desperta a atenção dos pequenos.
Quem sabe, para facilitar, você coloque apenas uma música no início ou no final, para encerrar a apresentação? É uma maneira de mostrar que a alegria faz parte do universo da leitura e é fascinante esta descoberta!
O GRANDE DIA
Você já definiu a estória, os recursos que irá utilizar, quem está no projeto, o seu público e o local da apresentação. Agora, é pra valer!
Na sala de aula ou em um auditório, é incrível como muda o comportamento das crianças! Aquela "tia" que se vê todo dia, está ali, de asas, maquiada, contando uma nova aventura!
A estória pode ser a mesma, mas a forma como se é contada é que faz a grande diferença! Uma nova linguagem, novos estímulos visuais e auditivos e ferramentas fazem despertar o interesse, principalmente em crianças na fase da Educação Infantil ao 2º ano do fundamental.
Então, mãos à obra e boa sorte!

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